quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bebidas variadas: Milk-shake

 Milk-shake

O milk-shake é uma bebida que combina leite e sorvete batidos, e daí o surgimento do nome, originário do inglês milk (leite) e shake (batido). Normalmente a bebida é feita a base de sorvete batido com leite e adornado com calda de chocolate, morango ou caramelo.

O sabor do milk-shake pode ser enriquecido com polpa de fruta ou achocolatado em pó, por exemplo, ou mantido simplesmente pelo sabor do sorvete usado. Cabe então tomar a devida atenção, diferenciando estas duas diferentes bebidas, que se assemelham em aparência e por serem à base de leite, mas que no entanto são conhecidas por nomes diferentes: "milk-shake" e vitamina ou "batido de leite" (Portugal), ou ainda conhecido pelos mais antigos como leite batido, no Brasil.

No Brasil, o termo "milk-shake" é usado para se diferenciar a vitamina de frutas do leite batido com sorvete. A principal distinção entre as duas bebidas é que o milk-shake é composto por leite e sorvete batidos com o acréscimo opcional de algum sabor de fruta ou chocolate, enquanto a vitamina é resultado do leite batido com uma ou mais frutas.
História

Quando a palavra milk-shake foi primeiro usada na imprensa em 1885, os milk-shakes eram uma bebida alcóolica com whisky . Entretanto, por volta de 1900, o termo foi referido como uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início de 1900 as pessoas começaram a pedir pela nova bebida, frequentemente acompanhada de sorvete. Nos anos 30, os milk shakes se tornaram muito populares em cafeterias, onde na época eram típicas para ponto de encontro de estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário